Durante o mês de novembro, a Cerveja Musa vai vender as suas cervejas inspiradas em mulheres, 13.1% mais caras. Este é o valor da desigualdade salarial entre homens e mulheres em Portugal.
No dia 14 de novembro assinala-se o Dia Nacional para a Igualdade Salarial. A Musa em parceria com a SHESAID.SO e a COMON, decidiram erguer a voz a esta causa criando, não uma Happy, mas uma Unhappy Hour. Se as mulheres “valem menos” 13.1% vamos pagar a diferença e mostrar quanto custa a desigualdade. Uma forma de protesto com propósito.
As cervejas em questão serão a Blondie Ale, a Saison O’Connor e a nova IPAtti Smith - uma Cold IPA concebida para a data e cujo rótulo foi desenhado pela incrível @duma_ova.
A campanha terá lugar nos bares Musa entre o dia 14 e o dia 18 de Novembro, e na nossa loja online, de dia 10 até ao fim do mês de novembro. Aqui, para além das 3 cervejas, vendidas em packs de 12, a campanha aplica-se também ao Unhappy Pack - um pack de 6 cervejas especialmente criado para a ocasião.
Ainda que o grande objectivo da campanha seja colocar este assunto na agenda, dando destaque a uma temática ainda tão pouco discutida e debatida, queremos que os resultados "monetários" desta campanha possam fazer a diferença para algumas mulheres (nem que sejam 6). Assim, o valor total destes 13.1% angariado pelo público, mais 13,1% do valor do UnHappy Pack doado pela Musa, serão oferecidos à SHESAID.SO que, em colaboração com a Skoola, vai oferecer a 6 mulheres um Workshop de Beats, Rimas & DJing (6 sessões ao longo de 1 mês) + 4 sessões de mentoria. Toda a informação sobre o prémio aqui.
UNHAPPY HOUR - O evento
Para agitar o assunto, decidimos fazer um evento onde vamos ouvir as experiências e ideias de mais de uma dezena de pessoas ligadas ao mundo da música, bem como as músicas que ilustram esta nossa revolução.
O evento terá início por volta das 13h, na Musa de Marvila, e será preenchido com DJ sets de pessoas que nos inspiram e que, tal como nós, acham que está na hora de pedir mais.
Para além da música, às 16 horas vamos sentar, à volta da Unhappy Table, um grupo de 12 convidados que, moderados pela incrível Inês Lopes Gonçalves, vão partilhar experiências, opiniões, dilemas e possíveis acções e soluções.
Unhappy Table - intervenientes
- Inês Lopes Gonçalves - Apresentadora
- Andreia Luísa - Copywriter, Bikini Pill
- Baque Mulher - Grupo de maracatu formado por mulheres
- Bruna Oliveira e Maria Trindade
- Gonçalo Castro - Digital Marketing Manager, RTP
- Gonçalo Riscado - Director @ CTL (Musicbox | MIL | Casa Capitão)
- Eva Rap Diva - Rapper, Empresária
- Inês Matos Andrade - Jornalista
- Mariana Moore Matos - (SHESAID.SO, Music Wherever She Goes)
- Mariana Duarte Silva - (SHESAID.SO, Village Underground, Skoola)
- MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento
- Paula Miranda
- Ondina Pires - Performer, escritora e ex-música (Pop dell'arte & The Great Lesbian Show)
- Rezmorah - Performer
- Selma Uamusse - Cantora
E para animar o resto do dia, estas são as pessoas que teremos atrás dos decks:
- Ana Grebler - Umbigo/Curadora
- Baque Mulher - convida DJ Mangangá
- Cecília Henriques + Filipe Sambado - Atriz + Artista
- LEONOR - Realizadora, Bikini Pill
- M3dusa - DJs
- Marinho - Artista
- Marta Rocha + Inês Henriques - Antena 3
- Surma - Artista
Fonte oficial:
Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) - Barómetro 2023
SHESAID.SO
Somos uma comunidade global independente de mulheres, pessoas não conformes de género e aliados na indústria musical.
A nossa história: https://www.shesaid.so/our-story
O nosso manifesto: https://www.shesaid.so/manifesto
Em Portugal: https://www.shesaid.so/portugal